3 Aplicativos para te ajudar a ter rotina de estudos
1- Conhecendo o Finch
Seja pelo medo da superação das capacidades humanas, pela experiência existencialista que difere a inteligência humana da inteligência artificial, ou pelo temor de que as máquinas quebrem as Leis da Robótica definidas pelo escritor Isaac Asimov, o potencial das AI e de algumas novas tecnologias tem surpreendido muitas pessoas. Seguindo o conselho de Sêneca, prefiro viver um dia de cada vez, tratando-o como uma oportunidade única de extrair o melhor da vida, e, assim, parto do princípio de que: se bons humanos projetam máquinas pensantes, tais invenções tendem a refratar o que há de melhor nesses bons humanos.
E é partindo deste pensamento é que aceitei tratar de algumas patologias emocionais por meio do uso de tecnologias. Foi vasculhando a imensidão de conteúdos do YouTube que, por meio do canal Diolinux, recebi a indicação de um app para organizar rotinas e tratar de problemas de ansiedade social chamado Finch. A ideia do app é simples: No Finch você cria um “bichinho virtual” que cresce e evolui à medida que você cumpre tarefas.
O diferencial deste app para os demais de mesmo nicho é que a sua inteligência artificial ajuda você a escolher algumas dessas tarefas (essas que, de algum modo, não intensificam a sua ansiedade). E estas demandas, por sua vez, começam do simples ato de levantar da cama e arrumá-la, a exercícios de respiração, atitudes bondosas como ajudar alguém a atravessar uma rua, ou reflexões pessoais sobre amigos e família. O melhor de tudo é que você também pode adicionar tarefas personalizadas, além de, claro, treinar o seu inglês, já que infelizmente o aplicativo ainda não possui suporte para a língua portuguesa.
Estou usando-o há exatos 30 dias e, digo a vocês, caros leitores, que me sinto outra pessoa. Mais produtivo, mais objetivo e mais humano, agradeço ao Diolinux pela indicação e, claro, reproduzo suas palavras como uma demonstração de gratidão aos desenvolvedores, uma vez que, no momento, estou usando apenas a versão gratuita do gadget.
Para quem tiver o interesse em me adicionar, eis aqui o código do meu Finch: V5MDT8C5DK, bem como o link para o download do aplicativo: <https://finchcare.com/>.
2- Conhecendo o Stayfree
O excesso de entretenimento barato que a internet oferece, além de intensificar problemas de ansiedade, retira você do foco e te prejudica em outras áreas como a dos relacionamentos interpessoais entre familiares, cônjuges e filhos. É pensando nisso que o Stayfree foi criado. Sua tarefa é limitar o uso de aplicativos e redes sociais dos seus dispositivos digitais, tais como o notebooks, celulares e etc. Toda vez que um app é bloqueado por limite excedido de uso, uma mensagem motivacional te ajuda a lembrar de boas atitudes que você deveria estar tomando. Para quem tiver interesse em conhecer o aplicativo, o link para download pode ser acesso em: <https://stayfreeapps.com/>.
3- Conhecendo o Pomodoro
A técnica pomodoro é inspirada no método japonês Kaizen, que traz a filosofia de melhorias constantes na sua rotina a partir de atitudes pontuais. Nesse sentido, o aplicativo Pomodoro consiste em delimitar frações de tempo de 25 minutos dedicadas exclusivamente para sua produtividade, com 5 minutos dedicado ao descanso. Você poderá usar esta técnica para manter-se mais focado durante sua rotina de estudo e para acessá-la, basta clicar no link <https://pomofocus.io/>.



Comentários
Postar um comentário